Saiba mais sobre os tipos de prótese total sobre implantes.

Se nem todo mundo sabe que existe uma alternativa à prótese dentária total removível tradicional – a conhecida dentadura – imagine quanta gente nem imagina que existe mais de uma. Esse desconhecimento é natural e totalmente compreensível: talvez só mesmo profissionais da área – os melhores, que se mantêm atualizados – e pacientes que lidam com o desconforto de uma ausência dental importante tenham uma motivação forte o suficiente para estudar, pesquisar e conhecer todas as opções disponíveis.

Hoje vamos explicar dois dos principais tipos de prótese dentária total alternativas à dentadura. Tecnicamente, esses nomes podem ser diferentes, mas, aqui, neste texto, entenda-se por “total” a prótese que existe para substituir totalmente a arcada superior ou a inferior – não necessariamente as duas, pois há pacientes que perdem uma, mas mantêm a outra. Os exemplos que vamos dar aplicam-se a casos em que há comprometimento de uma das arcadas ou das duas.

Primeiro tipo: prótese total fixa sobre implantes, também conhecida por prótese “protocolo” (um exemplo é a da imagem que ilustra este artigo). Como já informado aqui em nosso site e mencionado em vários posts em nossas redes sociais, este tipo de prótese é instalado sobre um determinado número de pinos implantados no osso. A quantidade de pinos pode variar de paciente para paciente, mas normalmente são necessários seis. Diga-se de passagem, que a rigor, são eles – os pinos – que se chamam “implante” (sendo a peça que vai sobre eles a prótese propriamente dita).

A prótese do tipo protocolo devolve a segurança ao sorriso do paciente, aumentando a eficiência da mastigação e tornando a nutrição mais adequada e prazerosa. Uma vez que não tem “céu da boca”, a pessoa volta a sentir por completo o sabor e a temperatura dos alimentos e deixa de ter eventuais dificuldades com a dicção, o que favorece um convívio social e profissional pleno e sem restrições. Esse tipo de prótese só pode ser colocada e retirada pelo dentista.

Segundo tipo: prótese overdenture, que também é instalada sobre implantes. Uma diferença importante desta solução em relação à prótese protocolo é que os pinos implantados fazem parte de um sistema de fixação por pressão denominado o’ring em inglês, mas que poderíamos chamar, em bom português, de macho-e-fêmea.

Os pinos implantandos da ovedenture tem pequeníssimas extremidades esféricas e a prótese em si, onde ficam os dentes, tem dispositivos “receptores” para essas estruturas, fazendo que todos encaixam-se uns nos outros, num sistema remotamente equivalente aos botões de pressão de uma camisa, por exemplo – mas, claro, com muito mais precisão e firmeza.

Outra diferença importante é que no sistema ovedenture a prótese pode ser retirada e recolocada pelo próprio paciente, permitindo que se faça sua higienização fora da boca, enquanto que no caso da prótese protocolo o processo de limpeza é o mesmo de quem tem dentes naturais: escovação e fio dental.

Uma semelhança: a prótese overdenture também não tem “céu da boca”, por isso nesse quesito apresenta as mesmas vantagens do protocolo: melhor percepção de sabor e temperatura dos alimentos, correção de eventuais dificuldades de dicção etc. Cada paciente, casa caso, cada diferença de hábitos de vida e até de preferências pessoais é que vão definir – em combinação com a visão técnica do profissional de odontologia – a melhor opção de tratamento.

Aqui na Implanta, temos toda a expertise e a tecnologia necessárias para propor a opção mais adequada ao seu caso, por preços acessíveis e com pagamento facilitado. Se você tem o sonho de se livrar da dentadura, entre em contato e agende sua avaliação.

E continue acompanhando nosso blog para outras informações relevantes e interessantes sobre as soluções que a odontologia disponibiliza para a saúde e a estética do seu sorriso.